quarta-feira, 29 de junho de 2011

WHEY PROTEIN: Dicas para conhecer um produto de qualidade !

     

      São inúmeros os suplementos disponíveis no mercado atualmente, mas um dos mais utilizados e conhecidos tanto pelos atletas de treino de força ou resistência, como também para a população em geral é o WHEY PROTEIN. Porém existe muitos iniciantes, como também vários “ratos de academia”, que ficam meio perdido, sem saber como criar uma dieta descente, ficando doidos para tomar qualquer suplemento imaginando que eles farão crescer e ficar do tamanho de Tio Arnold em menos de 3 meses. Muita calma nessa hora, pois não é tão simples assim, se não veriamos várias pessoas gigantes nas ruas, e vamos combinar uma coisa, não é bem isso que vemos, as pessoas não cuidam do corpo, engordam mais e ainda reclamam da saúde. Mas boto fé que você seja diferente, porque já deu o primeiro bom passo, e estar procurando informações antes de sair tomando tudo o que te indicam, que eu sei que não é pouca coisa. Mas afinal, vamos deixar de conversa e ir direto ao que interessa.

Você sabe o que é Whey protein ? 

     É uma proteína de baixo peso molecular de elevada complexidade e de grande qualidade obtido do concentrado do soro do leite de vaca. Quando comparado com outras fontes de protéinas, ele repoem as reservas de glicogénio muscular, com o aumento da função imunológica e com a ação antioxidante. Todos estes aspetos previnem o Over Training Syndrome, através da facilitação dos processos associados à recuperação do treino. Mas, não pense que para por aqui, após intensos exercícios físicos, o tecido muscular sofre microlesões que são reparadas pelo nosso organismo por meio das proteínas, ômegas 3 e 6, carboidratos, vitaminas e minerais. Caso haja carência desses nutrientes, o corpo faz a compensação reduzindo a massa muscular. A Whey Protein evita esse processo devido ao seu alto valor biológico, além de promover maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular), tem absorção mais rápida, possui um maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA’s e rica em Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular). É utilizada nas academias tanto para perder peso quanto para aumentar a massa muscular. Além disso, ela contém glicomacropepitédeos, que estimulam no cérebro a sensação de saciedade.


Que Tipo de Proteína Tomar?



Whey Protein Isolado- Possui o mais alto valor biológico, além de ser a mais pura, sem carboidratos e gorduras, mantendo 95% das proteínas de leite. Sua absorção é extremante rápida, por isso é indicado para quem pratica intensos exercicios físicos e precisa recuperar-se imediatamente das perdas calóricas. É o mais indicado para tomar após o treino, complementando o shake com carboidratos simples, como frutas. Pode ser adicionado ao café da manhã, pois, ao acordar, o corpo “pede” proteínas.

Whey Protein Concentrado- Ideal para a suplementação ao longo do dia, não é recomendada às pessoas com rejeição à lactose, pois possui carboidratos e gorduras do leite e proteína íntegra.  Sua ingestão pode ser 1 hora antes do treino ou pela manhã, possui uma grande quantidade de aminoácidos que serão utilizados para produzir energia. 

Whey Protein Hidrolisado Acelera a velocidade de absorção por oferecer uma proteína já digerida.

Como Tomar Whey Protein corretamente ?

1 – Logo após o treino, de 30 a 40 gramas de Whey Protein, consumido com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, tal como dextrose, isso vai transporta com mais rapidez os nutrientes para dentro das células, por isso quem busca o ganho de massa muscular costuma consumir suplementos à base de dextrose juntamente com Whey Protein após os treinos.
Dê mais um intervalo de 40-60 minutos no máximo e faça a sua refeição normal pós-treino, algo como arroz e/ou batata e o famoso peito de frango ou peru.

2 – O uso de Whey Protein logo ao acordar. Depois de muitas horas sem se alimentar é boa idéia repor proteínas o mais rápido possível. O consumo conjunto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.

3 – Para os atletas que devem realizar atividade aeróbia logo ao acordar em jejum à fim de perder gordura, tem na Whey um ótimo complemento pós aerobiose.

4 – Para os atletas em dieta hipocalórica, como a dieta pré competição, uma solução de Whey poderá garantir a manutenção da massa muscular e saciar a fome em horários críticos, além de ser ótima opção para refeições a serem realizadas de madrugada para evitar o catabolismo de atletas neste tipo de dieta.

     Agora, uma coisa importante também, é calcular a porcentagem de proteína no seu whey, onde o cálculo é feito de forma simples: Você irá dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo: Whey 24g de proteínas a cada 32g do produto. 24/32 = 0,75 Seu whey é 75% proteína. Simples não? Mas é muito importante esse tipo de informativo. O pessoal que vai comprar whey anda muito preocupado na quantidade de proteína por dose, porém, os mesmos não se atentam a economia quanto a quantidade de proteínas em cada dose. Explico melhor, qualquer whey pode ter 50g de proteína por dose, o que vai diferenciar é a CONCENTRAÇÃO. Uma whey com 50g de proteína, mas a cada 100g de produto é uma whey pouco concentrada, e algumas marcas se aproveitam e usam isso como tática de marketing pois te vendem um whey maltodextrina te iludindo colocando no pote 50 gramas de proteína por dose.

     Mas, não esqueça que a ingestão deve ser calculada tendo em conta o tipo de atividade que realiza e deve incluir a ingestão diária de carne, peixe, leite, etc. Por este motivo alguns autores defendem a não utilização de suplementos proteicos, visto que a sua ingestão em excesso apenas forçará o trabalho dos rins que são os responsáveis por eliminar o excesso de proteínas ingeridas. Então, procure um profissional de nutrição,  para seguir as orientações adequadas.

20 comentários:

  1. Querida.
    Whey protein eh uma SUPLEMENTAÇÂO, ou seja, serve para suprir necessidades que algumas pessoas têm ao longo do dia pela falta da ingestão de proteina. Nem todo mundo precisa tomar Whey, vai depender da alimentação da pessoa. O indicado é ingerir dose exata de proteina contida no alimento para isso é feita uma dieta a base de proteina, para que não seja necessario ingerir suplemento ou whey protein industrializado. Até eu que não sou nutricionista sei disso... vc tb deveria saber. Estude mais um pouquinho quem sabe vc chega lá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Seguidora! Fico muito feliz, por ter gastando um tempinho e ter vindo visitar o Blog “Nutrição em Destaque”. Bom, mas é isso ai mesmo que vc estar dizendo, como eu falei mas acho que não ficou tão atenta, o Whey Protein é sim um SUPLEMENTO, e como o próprio nome já diz, serve para suprir ou completar a falta de um determinando nutriente, nesse caso a proteína. E, se vc estivesse mais atenta iria perceber, que essa publicação, não estar mandando ninguem, chegar e ir consumir whey de qualquer forma, pelo contrário, tento informar e esclarecer sobre algumas dúvidas frequentes a respeito desse famoso suplemento. Trantado do que é, os seus beneficios, a dose correta, o horário certo e por fim, falo exatamente que o individuo que optar por uma suplementação segura, que ele procure um bom profissional, uma vez que esse irá fornecer as informações necessárias, exatamente com ingesta protéica especifica, uma vez que isso muda de acordo com o metabolismo e o gasto energético de cada individuo. No próprio tílulo já informa...DICA para conheçer um produto de qualidade! Espero ter esclarecido melhor sua dúvida, devido não ter compreendido a publicação de maneira mais clara. Mas, é isso ai, estou a sua disposição para qualquer dúvida. E muito obrigada pela dica...com certeza, cada dia mais estou à procura de novos conhecimentos, estudando para um dia chega lá....pq sem esforço não se conquista nada. Pode começar fazendo o mesmo tbm. Muito obrigada e volte sempre...bj =*

    ResponderExcluir
  3. Esse suplemento poder ser usado pra quem é um pouco gordinha?ele engorda?
    e Obrigada pelos seus esclarecimentos,esta me ajudando muito!

    ResponderExcluir
  4. Evandro Leal Junior1 de julho de 2011 às 08:11

    Oi Amanda!
    Estou visitando o blog pela primeira vez e tirei uma dúvida...
    Tomo o Whey Protein pós-treino e logo quando acordo, mas não adicionava maltodextrina pela manhã, a partir de amanhã corrigirei isso! =)

    Aguardo um post sobre hipercalóricos... =P
    Parabéns pelo blog!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Queridaaaa!!!! Tudooooo bem ? Fico muito feliz em poder estar te ajudando, com as minhas publicações no blog. Bom, respondendo sua dúvida, se Whey Protein pode ser utilizado por quem estar acima do peso um pouquinho? Claro que sim, uma vez que ele vai ajudar a aumentar a quantidade de massa magra no organismo. Como passa a ter mais músculo, o seu corpo vai necessitar de gastar mais calorias para manter essa massa muscular. Este processo vai fazer com que a gordura seja utilizada como energia. Assim, quanto mais alta for a sua Taxa Metabólica de Repouso, maior será a quantidade de gorduras gastas pelo organismo. Isto resulta numa diminuição de gordura no corpo e aumento de massa muscular! E se o Whey Protein engorda ? É o seguinte, se vc tomar quantidades de proteína excessivas em relação às necessidades do seu organismo, independente se for Whey ou outra proteína, ela vai causar um valor excedente de proteína no plasma sanguíneo. Uma parte será removida pelas fezes mas o restante será convertido em triglicéridos e armazenado no organismo sob a forma de gorduras! Portanto, o ideal será tomar as quantidades aconselhadas para o seu peso e altura. Espero ter esclarecido sua dúvida...e qualquer coisa que precisar, só falar. Bjão =*

    ResponderExcluir
  6. Oiiii Evandro Leal !!!! Muito obrigadaaaaa e é muitooo bom saber q te ajudei a esclarecer sua dúvida...e espero que continue acompanhado o Blog Nutrição em Destaque...e pode deixar que vou Publicar algo sobre hipercalóricos =)
    Grande Abraço !!!

    ResponderExcluir
  7. oi amanda ,cada dia mais vc me surpreender com suas resposta adorei a forma como vc esclarecer cada duvidas no intuito de ajudar as pessoas e cada comentários maldosos que são postos no seu blog, isso só faz de vc uma profissional de susseso com certeza existirar quem vai admirar seu trabalho e outras que por questão sabe lá de quer será tomado por inveja e fará comentários sem noção,leio cada publicação que vc posta e admiro cada vez mais seu trabalho,parabéns e siga em frente que nós seguidores estaremos acompanhando cada publicação sua..bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Fico muito Feliz pelo reconhecimento, fruto de muito trabalho e dedicação ! grande bj=*

    ResponderExcluir
  9. valew Amanda tava tomando wey só depois do treino e pela manhã, acho q tava faltando proteína na minha alimentação pois como muita fruta heeheh, vou meter wey por cima das frutas huashuashuashuas

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Nobre, então tem q ter cuidado pra n oferecer proteina extra, dai isso pode te acarretar alguns probleminhas. Então, é importante o acompanhento e avaliação nutricional para especificar o valor adequado de proteina p vc, sem q com isso te traga algum prejuizo. Não vai querendo consumir suplemento sem uma orientação especifica... ;D

    ResponderExcluir
  11. Olá Amanda! Gostei muito do seu post! Gostaria de tirar uma dúvida. Não tomo nenhum tipo de suplemento protéico, apenas cunsumo maltodextrina. Tenho muita vontade de tomar Whey Protein, mas, tenho certo receio, devido a minha intolerância a lactose. Existe Whey sem lactose, e se SIM, o resultado é o mesmo? Você poderia me indicar algum? Beijos queridona! Continue assim, sendo superior a pessoas que só querem difamá-la e colocar seu profissionalismo e talento em discussão!

    ResponderExcluir
  12. Oiii Allinne Caldas!!! Existe sim Whey Protein sem Lactose, é a forma ISOLADA. Nela tem alta concentração de proteína por dose, além de outras substâncias que irão potencializar de maneira significativa os ganhos, ou seja é a forma mais pura de Whey Protein, e garante sem dúvidas ótimos resultados. Bom, aconselho que vc procure fazer uma avaliação nutricional para saber as suas reais necessidades proteicas, garantindo o consumo de Proteínas de maneira segura. Sim, muitoooooo OBRIGADAAAAAAA pelo carinhoooooooo. Grande bj Alline =*

    ResponderExcluir
  13. Amanda, mais uma vez o seu blog está com um post super interessante, PARABÉNS!! Não deixe que essas pessoas invejosas prejudiquem seu trabalho! Você é uma excelente nutricionista!
    Como nutri também, assino em baixo de tudo que você publicar pois sei que foi estudado e pesquisado de forma incontestável!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Fernada Ramos, muita bom escutar isso de uma amiga de profissão tão dedicada como vc é, a nutricionista show . Fico bastante Feliz, por poder contar com seu reconhecimento...Bjs =)

    ResponderExcluir
  15. Se eu soubesse isso tudo sobre o Whey eu me dane.
    Excelente postagem, e não liga muito não para a inveja dos outros não. Foque no seu conhecimento e faça o que você sabe fazer de melhor!
    Esperando você falar sobre suplementação com relação a definição muscular.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a postagem!!!

    ResponderExcluir
  17. Oiiii Afonso !!! Muito Obrigadaaaa...Pode deixar vou providenciar e esse tema...
    Abraço =)

    ResponderExcluir
  18. Oi Amanda é a primeira vez que visito seu blog, então gostaria de saber sobre alimentação, saudavel para quem malha, alguma dieta para ganhar massa magra e perger gordura, principalmente pq não como verdura!

    ResponderExcluir
  19. Olá Amanda! É primeira vez que visito seu Blog, e tenho que lhe dar os parabéns, as informações são muito esclarecedoras. Parabéns!!! :) Tenho uma dúvida sobre a Whey, será q você poderia me ajudar? Estou uns 7 kg acima do peso, estou fazendo caminhada 5x por semana e localizada 3x por semana, me indicaram o Therma Hardcore Pro, estou tomando e acho q está ajudando na queima de calorias e agora um professor de educação física me recomendou tomar 1 medida (20g) de Whey-Protein Isolado com 1 copo (300ml) de leite desnatado e 1 banana após a localizada e nos dias que não fizer a localizada tomar ao acordar, ele disse que assim eu perderia peso mais rapidamente e ainda ganharia músculos mais definidos. Na sua opinião esta recomendação dele é válida? Tenho receio de ficar tipo gordinha fortinha - rsrsrs.
    Amanda um super beijo pra você, e mais uma vez parabéns pelo Blog. É isso ai, detone a grosseria e a ignorância com seu conhecimento.

    ResponderExcluir