quarta-feira, 18 de maio de 2011

SERÁ QUE DAR PRA GANHAR MASSA MAGRA E PERDER GORDURA AO MESMO TEMPO ?


Hoje irei falar um pouquinho para vocês, de um fato que venho observando durante os atendimentos que faço. Ao elaborar uma dieta, pergunto aos meus pacientes, qual o objetivo de estar realizando aquela dieta. E o que a grande maioria responde? “Ganhar massa magra e perder gordura...Detalhe, tudo isso ao mesmo tempo”. Bom, esse é o sonho de qualquer praticante de atividade fisíca, ficar com aquele aspecto sequinho ou rasgado. Então, com o intuito de explicar como chegar a esse objetivo, hoje resolvi fazer essa publicação especial, afim de tirar algumas dúvidas sobre esse assunto. 

Mas, será que esses dois objetivos são possíveis de ocorrer no organismo ao mesmo tempo?  Se é possível...É, mas não é uma tarefa nada fácil. Antigamente, quer dizer, acontece ainda muito isso nos dias de hoje, muita gente faz dietas mega hipercalóricas, tentando aumentar desesperadamente de peso. Ganhavam peso? Sim, claro. Pois uma vez que você fornecer mais calorias ao seu corpo, do que ele necessita, consequentemente ele vai aumentar, não resta dúvidas. Mas, muitos poderam perceber que esse aumento de peso, estava  acompanhado de muita gordura...e essa gordura exigia muito esforço para ser queimada e sair do corpinho, dando muito trabalho e muitas vezes, alguns desistiam logo de suas dietas.  Então, esqueçam a idéia de que para aumentar massa, você tem que comer tudo que tiver na sua frente. 

O certo, será você selecionar os alimentos, que te proporcione esse aumento, sem que com ele venha acompanhado as indesejáveis gordurinhas. Então boa pedida, é apartir de agora, você diminuir as fontes de gorduras, e optar por produtos ricos em vitaminas, fibras, proteínas e carboidratos selecionados. Não esqueça que os carboidratos quando consumidos em excesso pode ser convertidos em gordura quando não forem gastos (não forem utilizados como energia durante o treino, por exemplo). Então opte por esse grupo antes ou depois do treino. A noite prefira as proteínas... Mas, preste atenção e saiba escolher essas proteínas também. Comer de 3 em 3 horas é outra ótima dica.

 Então não acredite em dietas milagrosas, que promete céu e terras à você, geralmente são dietas muito complexas, que faz com que você não tenha forças de vontade para seguilás. Porque ninguém precisa deixar de comer tudo que gosta e que é gostoso, o importante é saber balancear.

 Bom, então é possível perceber que o aumento de massa magra e a diminuição da gordura, é uma consequênica da outra. Se você tem uma dieta balanceada, e tem como objetivo ganhar massa magra, consequentemente, irá cortas as fontes de gorduras e carboidratos (simples), isso já vai te proporcionar o ganho de massa magra, sem a obtenção de gordura. Uma vez que, você deu prioridade ao consumo de outras fontes, que não fosse a gordura. Detalhe não corte a gordura boa, mas também não passe a ingerir em excesso. E se você tem que perseguir essa meta com inteligência. Lembre-se, a ingestão de proteína em todas as refeições é a chave para se manter o ganho da massa magra, mas muito cuidado por que o consumo alto ou acima das suas necessidades, pode provocar sobrecarga renal.

Por isso a importância de um profissional de nutrição capacitado, para fazer as suas recomendações específicas, afim de atingir seus objetivos de maneira correta.




        
  
Olá Seguidores, hoje o Blog " Nutrição em destaque " conta com a participação da convidada especial, Lara Lins Sulianno (Jornalista e Modelo Fitness) esclarecendo um pouco mais sobre esse tema. 


    



      
        A minha opinião é baseada em experiência própria. Já fiz as duas opções, crescer a todo custo mesmo ganhando gordura e faço agora ciclos de carbos. As duas maneiras me deram a mesma faixa de massa muscular e no momento que intensifico a perda de gordura na minha dieta de baixo carbos a minha massa muscular no mínimo se mantêm hoje em dia.

         Perder gordura e ganhar massa é o sonho mesmo. Porém como você falou é uma tarefa árdua. Ora se é difícil ganhar massa muscular mesmo que a todo custo (numa dieta hipercalórica, ganhando gordura) imagina ganhar e perder gordura. É preciso entender que ganhar massa muscular é um processo oposto ao de perder gordura. Mas, dependendo das condições é possível sim observar os dois processos ocorrerem quase que simultaneamente.  E que não se resume em apenas na dieta, embora seja fator predominante. Outra questão é que todo o processo é lento, mas a vantagem é que em nenhum período você estará inchada que nem um balão e nem magra demais. O que vejo são meninas dizendo que quando querem crescer, a barriga não fica legal e quando começam a perder gordura, as pernas afinam. O que ocorre é o desbalanço entre dieta, treino e descanso nas duas fases. E ainda tem um fator que atrapalha e muito: a pressa. Portanto é preciso fazer com que o processo de anabolismo (ganho de massa) ora esteja em vantagem e ora não em relação ao processo de catabolismo (perda de gordura), ambos ocorrem todos os dias.

         Se hoje você se olha no espelho e pensa: ok, gosto do meu corpo, só quero um pouco mais de massa, perder essa barriguinha, esse culote, secar uns 4 quilos, ganhar uns 3 quilos de massa... Então você está apta a iniciar o treinamento "ganho e perda". Mas se você tem que perder 10, 15 ou 20 quilos ou gostaria de ganhar 10 quilos (os casos extremos) o papo é outro.

         O treinamento "ganho e perda" consiste na dieta low carbfatores em conjunto fará com que o nosso corpo utilize a gordura como fonte de energia, o que ele até então não fazia. Mas para que isso ocorra é importante que a pessoa seja aerobicamente treinada (para que ocorra o aumento das mitocondrias e consequentemente mais queima de gordura), tenha já um nível de massa muscular desenvolvida (quanto mais músculos mais queima de gordura) e uma dieta que proporcione o organismo os nutrientes na medida certa, achar a quantidade ideal de carbos e uma dieta  que rica em proteínas e gorduras boas e alguns suplementos indicados para dieta low carb (por isso a importância de uma avaliação física mensal, pois reduzir medidas não quer dizer perda muscular e nem ganhar medidas quer dizer ganho muscular - somente a avaliação física poderá responder com precisão e mesmo assim não é qualquer avaliação, a gente costuma ver muitos absurdos nesse sentido até mesmo dentro dos consultórios). Um fator importante é ciclar os carboidratos para trabalharmos de maneira efetiva com os nossos hormônios e ter em mente que é preciso tempo. Falando empiricamente, talvez o nosso corpo demore cerca de 6 meses para "fixar" o nosso atual balanço corporal para que não ocorra os rebotes em um curto espaço de tempo quando fugimos da rotina (treino, dieta). E creio qua 1 ano é o tempo ideal para um programa de "ganho e perda". No meu blog fiz um protocolo de como ciclar os carbos e ainda poder comer umas guloseimas.

Vale apena conferir o Blog de Lara Sulianno, ótimas dicas de treino e alimentação: http://larasulianno.blogspot.com
 E vamos lá, se unir com Lara Sulianno no desafio: Victoria's Secret por uma dieta!!

13 comentários:

  1. Parabens pela postagem Amanda, muito interessante a opniao de Lara Sulianno, nos ensina de forma correta e saudavel a manter um corpo bonito e o mais interessante é a motivacao que nos tras para tal, tambem é muito condizente com suas opnioes.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! Realmente a opnião de Lara Sulianno foi fundamental para enriquecer ainda mais a publicação. Espero que fique acompanhado, pois mais temas interessantes seram abordados nesse Blog.

    ResponderExcluir
  3. Amandinhaaaa, vc é muito chiq!!!Sucesso amiga, seu blog ta otimo!!!Bjo
    Ass.: Luana Amorim

    ResponderExcluir
  4. muito bom o post...
    cada vez melhor
    =*

    ResponderExcluir
  5. Amei esse seu post! acho q tava precisando ler algo assim,pq confessoq tava doidinha sem entender e sem saber muito bem p q fazer..pq eu na verdade quero é magrecer, ja fiz varias dietas e acabo deixando, e ultimamente so fazendo RA nao ta dando os resultado q gostaria o peso ta oscilando muito.Faz 3 meses q voltei p academia e to dando prioridades ao aerobico esteira e spinning e 3x na semana faço body pump e 2x gap.E ja dei uma diminuida mais a minha intençao é baixar 5quilos e diminuir a gordura localizada. vou vir aqui mais vezes, beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Olá Liza! Que bom que a publicação te ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. Mas, se precisar de uma orientação individualizada, só entrar em contato pelo meu email. Bjs e ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  7. poxa...parabens pelo texto Amanda!!! Aproveitando que você alimentou o meu corpo...gostaria de compartilhar com vc algo que pode alimentar o seu espirito! rsss
    Espero que goste!!!
    Xero..fica na paz!

    http://moideteia.blogspot.com/2011/05/tempo-para-ser-feliz.html

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada...irei sim visitar seu blog. =)

    ResponderExcluir
  9. Ah, passo a seguir o seu espaço. Adorei tudo que andei lendo aqui.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Oiii Ana !!! Muito obrigada...não deixe de acompanhar o blog!!!
    Beijoooo!

    ResponderExcluir
  11. É o que mais me atormenta!
    Vou tentar seguir né, dietinha e muita musculaçããão ;D

    ResponderExcluir
  12. Oi Amanda gostei muito do conteúdo e vou seguir algumas dicas principalmente perder os 10kg que quero e depois trab a massa magra....xerinho pra vc e Adorei. bjsssssssss

    ResponderExcluir