domingo, 20 de março de 2011

O MITO DO LUTADOR DE SUMÔ


  
PULAR REFEIÇÕES AJUDA A EMAGRECER, 
O QUE VOCÊ ACHA?

      Ficar sem comer não ajuda ninguém a emagrecer e além disso existem outros fatores pelos quais as pessoas estão engordando tanto, é que elas estão comendo como se fossem lutadores de sumô. Você já parou para pensar como alguém se torna um atleta dessa modalidade esportiva? Bom! Pense nisto: Como é que os japoneses com suas estruturas físicas relativamente pequenas, conseguem ser enormes lutadores de sumô? Eles se transformam em homens imensos por causa do estilo de vida e do tipo de alimentação que adotam.  Irei descrever um dia de vida desse atleta e mostrar como pessoas que seguem uma rotina semelhante acabam alcançando um resultado próximo ao deles.

      A maneira do lutador ganhar peso está no costume simples de fazer apenas 2 refeições por dia. Isso mesmo, em média são 8.000 calorias  por dia (enquanto que a média para um individuo normal é 2.200 calorias). Tanta caloria assim provém de um ensopado rico em proteína, denominado "chanko-nabe"  constituído por algas, peixe, repolho, alho-poró, vieiras, ovos, cogumelo, shitake, brotos de feijão, tofu, macarrão, frango, arroz, salmão e molho de soja, acompanhado de um belo prato de arroz com uma cervejinha ou saquê. Os lutadores acordam cedinho, por volta de 5 horas da manhã, pulam o café da manhã e enfrentam uma rotina de 5 horas de treino pesado. Em seguida, eles fazem a primeira refeição do dia, o famoso chanko. Após essa pesada refeição, eles tiram uma soneca até a próxima alimentação; que é o jantar, e depois: adivinha? Voltam a dormir. Fazem isso todos os dias, durante anos, provocando um enorme aumento de peso.

     Portanto, é possível observar que existem aspectos específicos na alimentação que podem levar qualquer pessoa a alcançar o peso de um lutador de sumô. O primeiro é que esses atletas nunca tomam café da manhã e vão logo treinar pesado, isso faz com que na hora de se alimentarem, estejam famintos, assim passam a ingerir uma quantidade calórica a mais do que o necessário para se sentirem satisfeito. Quem nunca cometeu esse erro, de pular refeição e na próxima, querer abocanha tudo! E no final ter a sensação de que vai explodir, se não abrir logo o botão da calça.

     Não apenas para ter sucesso no emagrecimento, mas também para otimizar a saúde, precisamos recuperar o hábito simples, como o de tomar café da manhã, distribuindo o consumo de alimentos de modo uniforme durante o dia. Outro ponto, é que não devemos comer e logo após ir dormir, é necessário esperamos no mínimo duas horas para dar ao organismo o tempo que ele precisa para digerir os alimentos. Por isso, é fundamental nos preocuparmos com o horário das refeições. 

     Quando dormimos, entramos no estado de armazenamento e crescimento. Por isso, é comum ouvir dizer que os pais de adolescentes sabem que eles acordam mais altos do que quando foram se deitar. Isso ocorre porque os jovens produzem a maior quantidade de hormônio de crescimento enquanto dormem. Esse fato também acontece com você. O problema é que quando paramos de crescer para cima, começamos a crescer para os lados, ai é que mora o perigo. Nesse momento do sono , o nosso organismo reduz o metabolismo, então qualquer alimento que não conseguir ser processado, vai ser armazenado , e  adivinha de que forma? Normalmente de GORDURA.

     Todos os hábitos mencionados ao longo do texto como pular refeições, passar horas sem se alimentar, ingerir alimentos e logo após ir dormi, não distribuir corretamente as refeições ao longo  do dia e ingerir uma quantidade grande de alimento em apenas uma refeição, não ajuda ninguém a  emagrecer. Se você possui hábitos alimentares semelhante ao que foi citado, "CUIDADO", você  deve corrigi-lós imediatamente. Procure um profissional de nutrição, para seguir as recomendações nutricionais corretas, antes que você se transforme em mais um lutador de sumô.

6 comentários:

  1. Gostei dessa Amanda. Exemplificou bem um erro bastante comum da população e mostrou a consequência disso. Parabens pelo blog, beijão. Darlan Chacon

    ResponderExcluir
  2. parabéns por mais uma matéria tão interessante..!!
    continue assim!
    Bjão..!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Amanda!!
    De fato é isso mesmo que acontece, além disso o nosso organismo entende q irá passar um grande periodo sem se alimentar daí ele passar a começar a poupar energia.
    bju

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso e muitas pessoas ainda tem bastante dúvida sobre esse assunto.Passar horas sem se alimentar, além de não ajudar a emagrecer, oferece vários riscos a saúde, com problemas que certamente vão surgir com o passar do tempo.

    Obrigada pelo apoio !

    ResponderExcluir
  5. Caramba.. não sabia dessa!! Então eu sou o contrario da população.. quero engordar!!! Vou ficar "sem comer" hahahaa =)

    ResponderExcluir