quinta-feira, 17 de março de 2011

BENDITA CLARA



RIQUÍSSIMA EM ALBUMINA, UMAS DAS PROTEÍNAS MAIS COMPLETAS PARA O NOSSO ORGANISMO, A PORÇÃO BRANCA DO OVO É MATÉRIA DE PRIMEIRA PARA REPARAR OS MÚSCULOS E PROLONGAR A SACIEDADE.

Confesso que há pouco tempo não suportava nem sentir o sabor ou o cheiro do famoso ovo frito ou cozido. Mas, hoje a realidade é outra, passei a estudar e com isso, conhecer as maravilhas nutricionais desse alimento, além de incluí-lo no meu dia a dia, é claro. 
E sua maior estrela é clara, riquíssima em albumina, é uma proteína de primeira, porque abriga todos os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Alguns desses aminoácidos participam da formação de neurotransmissores, além de fazer tremenda diferença para a regulação do apetite, já que algumas substâncias que enviam ao cérebro a mensagem de que a barriga já está cheia e não é preciso comer mais, são produzidas com a matéria-prima das claras. Há outro motivo para explicar por que a clara gera tanta saciedade. Ela tem 88% de água em sua composição e, para completar, aumenta a formação de gases no sistema digestivo. Gases? Isso mesmo, chegamos à única desvantagem da clara. Se consumida em excesso, ela pode provocar flatulência. 
Outra função mais reconhecida da clara é o reforço da musculatura. Ali sempre há serviço à beça para a proteína das claras. Logo depois de você malhar, seus aminoácidos trabalham na restauração de pequenas lesões provocadas pelo esforço. Por isso, quem pretende aumentar a massa magra vai depender deles, que são cruciais para  fortalecer a musculatura e afugentar a fadiga.
Para os esportistas, que buscam erigir músculos resistentes, é necessário investir numa carga extra de albumina: o equivalente a cerca de oito claras diariamente (lembrem-se isso vai variar de acordo com a necessidade proteíca de cada atleta, portanto, é primordial o acompanhamento de um nutricionista) . A questão é que não é fácil  digerir tudo isso de uma só vez, assim como é engano eleger a parte branca do ovo como base de dieta. Desse jeito, faltarão nutrientes importantes, como vitaminas, fibras e outros. Embora não haja uma recomendação diária de consumo, a clara sempre deve ser incluída em um dieta equilibrada. 

Fique à vontade para apreciá-la no almoço, no jantar ou no café da manhã, é um jeito gostoso de começar o dia trocando gordura por massa magra.



8 comentários:

  1. gostei muito da matéria..! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua primeira postagem.
    Muito bom descobri a grande importância do ovo na nossa alimentação!
    bjo's =)

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa dica nutricional...continue assim..bjs..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post Amanda!!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Amanda adorei a idéia do blog. Tenho certeza que serás uma profissional de grande destaque. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada a todos !
    Continuem acessando sempre...muito temas interessantes vão ser abordados...e quem tiver sugestão de temas...só falar, que tento trabalhar com eles !!!!

    ResponderExcluir