quarta-feira, 29 de junho de 2011

WHEY PROTEIN: Dicas para conhecer um produto de qualidade !

     

      São inúmeros os suplementos disponíveis no mercado atualmente, mas um dos mais utilizados e conhecidos tanto pelos atletas de treino de força ou resistência, como também para a população em geral é o WHEY PROTEIN. Porém existe muitos iniciantes, como também vários “ratos de academia”, que ficam meio perdido, sem saber como criar uma dieta descente, ficando doidos para tomar qualquer suplemento imaginando que eles farão crescer e ficar do tamanho de Tio Arnold em menos de 3 meses. Muita calma nessa hora, pois não é tão simples assim, se não veriamos várias pessoas gigantes nas ruas, e vamos combinar uma coisa, não é bem isso que vemos, as pessoas não cuidam do corpo, engordam mais e ainda reclamam da saúde. Mas boto fé que você seja diferente, porque já deu o primeiro bom passo, e estar procurando informações antes de sair tomando tudo o que te indicam, que eu sei que não é pouca coisa. Mas afinal, vamos deixar de conversa e ir direto ao que interessa.

Você sabe o que é Whey protein ? 

     É uma proteína de baixo peso molecular de elevada complexidade e de grande qualidade obtido do concentrado do soro do leite de vaca. Quando comparado com outras fontes de protéinas, ele repoem as reservas de glicogénio muscular, com o aumento da função imunológica e com a ação antioxidante. Todos estes aspetos previnem o Over Training Syndrome, através da facilitação dos processos associados à recuperação do treino. Mas, não pense que para por aqui, após intensos exercícios físicos, o tecido muscular sofre microlesões que são reparadas pelo nosso organismo por meio das proteínas, ômegas 3 e 6, carboidratos, vitaminas e minerais. Caso haja carência desses nutrientes, o corpo faz a compensação reduzindo a massa muscular. A Whey Protein evita esse processo devido ao seu alto valor biológico, além de promover maior retenção de nitrogênio (fator de crescimento muscular), tem absorção mais rápida, possui um maior teor de aminoácidos de cadeia ramificada BCAA’s e rica em Glutamina (aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular). É utilizada nas academias tanto para perder peso quanto para aumentar a massa muscular. Além disso, ela contém glicomacropepitédeos, que estimulam no cérebro a sensação de saciedade.


Que Tipo de Proteína Tomar?



Whey Protein Isolado- Possui o mais alto valor biológico, além de ser a mais pura, sem carboidratos e gorduras, mantendo 95% das proteínas de leite. Sua absorção é extremante rápida, por isso é indicado para quem pratica intensos exercicios físicos e precisa recuperar-se imediatamente das perdas calóricas. É o mais indicado para tomar após o treino, complementando o shake com carboidratos simples, como frutas. Pode ser adicionado ao café da manhã, pois, ao acordar, o corpo “pede” proteínas.

Whey Protein Concentrado- Ideal para a suplementação ao longo do dia, não é recomendada às pessoas com rejeição à lactose, pois possui carboidratos e gorduras do leite e proteína íntegra.  Sua ingestão pode ser 1 hora antes do treino ou pela manhã, possui uma grande quantidade de aminoácidos que serão utilizados para produzir energia. 

Whey Protein Hidrolisado Acelera a velocidade de absorção por oferecer uma proteína já digerida.

Como Tomar Whey Protein corretamente ?

1 – Logo após o treino, de 30 a 40 gramas de Whey Protein, consumido com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, tal como dextrose, isso vai transporta com mais rapidez os nutrientes para dentro das células, por isso quem busca o ganho de massa muscular costuma consumir suplementos à base de dextrose juntamente com Whey Protein após os treinos.
Dê mais um intervalo de 40-60 minutos no máximo e faça a sua refeição normal pós-treino, algo como arroz e/ou batata e o famoso peito de frango ou peru.

2 – O uso de Whey Protein logo ao acordar. Depois de muitas horas sem se alimentar é boa idéia repor proteínas o mais rápido possível. O consumo conjunto com carboidrato de alto Índice Glicêmico continua necessário.

3 – Para os atletas que devem realizar atividade aeróbia logo ao acordar em jejum à fim de perder gordura, tem na Whey um ótimo complemento pós aerobiose.

4 – Para os atletas em dieta hipocalórica, como a dieta pré competição, uma solução de Whey poderá garantir a manutenção da massa muscular e saciar a fome em horários críticos, além de ser ótima opção para refeições a serem realizadas de madrugada para evitar o catabolismo de atletas neste tipo de dieta.

     Agora, uma coisa importante também, é calcular a porcentagem de proteína no seu whey, onde o cálculo é feito de forma simples: Você irá dividir a quantidade de proteínas por dose pela quantidade em gramas da dose também. Por exemplo: Whey 24g de proteínas a cada 32g do produto. 24/32 = 0,75 Seu whey é 75% proteína. Simples não? Mas é muito importante esse tipo de informativo. O pessoal que vai comprar whey anda muito preocupado na quantidade de proteína por dose, porém, os mesmos não se atentam a economia quanto a quantidade de proteínas em cada dose. Explico melhor, qualquer whey pode ter 50g de proteína por dose, o que vai diferenciar é a CONCENTRAÇÃO. Uma whey com 50g de proteína, mas a cada 100g de produto é uma whey pouco concentrada, e algumas marcas se aproveitam e usam isso como tática de marketing pois te vendem um whey maltodextrina te iludindo colocando no pote 50 gramas de proteína por dose.

     Mas, não esqueça que a ingestão deve ser calculada tendo em conta o tipo de atividade que realiza e deve incluir a ingestão diária de carne, peixe, leite, etc. Por este motivo alguns autores defendem a não utilização de suplementos proteicos, visto que a sua ingestão em excesso apenas forçará o trabalho dos rins que são os responsáveis por eliminar o excesso de proteínas ingeridas. Então, procure um profissional de nutrição,  para seguir as orientações adequadas.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

“ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É QUALIDADE DE VIDA"


Chega de dietas de sacrifício, com privações de comer o que se gosta, para uma vida plena e saudável, faça uma reeducação alimentar e adquira qualidade de vida. Consulte um nutricionista e aprenda os segredos da boa alimentação sem culpa.
  
Amanda Torres NUTRICIONISTA (Graduada pela Universidade Federal da Paraíba; Especialista em Nutrição Clínica pela FIP). Atuando como Personal Diet na cidade de João Pessoa-PB.


Atendimento clínico: Adultos, Gestantes, Crianças, Idosos, Praticantes de atividade física, Emagrecimento, Diabetes, Cardiopatias, Reeducação Nutricional, Cardápio personalizado, Técnicas de pré preparo e preparo de alimentos.
Atendimento Comercial (Hotéis, Restaurantes, Buffet, Bares, Escolas): Treinamento de funcionários, Adequação de área física e Implementação.

  
Entre em contato e marque sua consulta, com a Personal Diet Amanda Torres e garanta atendimento nutricional personalizado, sem precisar sair de casa, sem estresse, sem aborrecimentos e sem perda de tempo.


Contato para email: amanda_patrício@hotmail.com