domingo, 16 de outubro de 2011

Victoza: Parece Milagre???

A capa da revista Veja do mês de setembro, apresentou a seguinte chamada " Parece milagre! Novo remédio faz emagrecer 7 a 12 quilos em apenas cinco meses. E sem GRANDES efeitos colaterais"

O nome dessa droga é Victoza ( A liraglutida ), desenvolvida para ser utilizada por pacientes com diabetes tipo 2. Muito parecido com o nosso hormônio, o GLP-1, que regula a secreção de insulina e glucagon, inibindo a secreção do suco gástrico e aumentando a sensação de saciedade. Por conta desses efeitos, o uso do Victoza pode ser utilizado no combate à obesidade, uma vez que demonstra perda de peso.

Mas, a Veja, não focou a droga na utilização no combate a diabetes II e muito menos nos casos de obesidade. Pelo contrário, a reportagem mostra que uma moça de 1.70 m² de altura com 80 kg, sem apresentar nenhum desses problemas de saúde, optar por fazer uso dessa droga para reduzir seu peso corporal. Vale ressaltar que essa droga ainda não foi aprovada pela Anvisa, além de causar efeitos colaterais preocupantes e ainda pode causar tumores da tireóide e pancreátite.
Mas, e os efeitos colaterias brando?
Pode ser observado que 7–40% dos pacientes tiveram náusea, 2–17% tiveram vômitos e 4–18,7% tiveram diarréia. Eles passam, certamente, geralmente em seis semanas. Agora vamos combinar, qualquer um que passe seis semanas no quadro com náuseas, vômitos e diarréia está propício a emagrecer não? Realmente milagroso...sua eficácia já inicia só na base dos efeitos colaterais! Milagre!

Na caixa do Victoza (em uma faixa preta):”Por ser incerta a relevância para humanos das descobertas sobre tumores das células-C na tioreóide de roedores, prescreva Victoza somente para pacientes cujos benefícios potenciais sejam considerados maiores que o risco potencial“.

Preste bem atenção !!! Será que vale apena ???


PODE CAUSAR CÂNCER ! Não preocupações do tipo “celulares podem causar câncer” mas preocupações reais do tipo: ratos e camundongos injetados com liraglutida tiveram um aumento em tumores de tireóide, muitos deles malignos. É claro que humanos não são ratos e ainda não há evidências de que a droga afete humanos desta forma mas fica o aviso. A empresa que fabrica o medicamento só conseguiu aprová-lo junto à Food and Drug Association (FDA) após se comprometer a monitorar por aumentos na frequência de câncer na tireóide em humanos nos próximos 15 anos. Além disso eles iniciaram um estudo de 5 anos para estudar a fundo os possíveis efeitos da droga na tireóide e no pâncreas. Por que no pâncreas? Porque há evidëncias de que a Victoza aumenta o risco de se ter pancreatite em 2.8 vezes, uma doença com sintomas bastante desagradáveis (que devem fazer vc emagrecer tb). Por fim há o potencial da incidência de reações alérgias à Victoza ser alto.


Bom, então vamos ter mais cautela e não sair fazendo uso do Victoza a todo custo, na tentativa de perder peso corporal, uma vez que foi possível observar que ele não é tão seguro e milagroso quanto foi divulgado pela Veja. Claro, a responsabilidade de saber o que é arriscado para você é só sua. Mas lembre-se: perder peso é questão de mudar hábitos alimentares e fazer exercícios, é algo a longo prazo. Dietas milagrosas, sibutramina, liraglutida, não vai mudar isso. Isso é apenas uma forma de enganar o seu corpo para se sentir saciado, mas vou ter que te dizer teu organismo é muito esperto e na primeira oportunidade que ele tiver...vai cuidar de armazenar tudooooo...Uma vez que você estar brincando de mascarar a saciedade. Não pense que dar para perder peso sem pena ! Fica a Dica !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Alguns comentários sobre o uso do Victoza:
1). Minha mãe está tomando Victoza faz quase duas semanas. Ela só teve uma reação quando aumentou a dose de 0,6 para 1,2. Ela teve nauseas, mas foi só por um dia. Ela não sente mais fome e come o básico no horário das refeições.
Ela é obesa e tem diabetes, além de ser hipertensa, ela tem dois nódulos na tireóide. E por causa disso ela vai periodicamente a um endocrinologista, além de mantermos em contato com ele via msn e facebook. Digo “mantermos” porque ele também é meu clínico geral e eu que preparo e ingeto as doses de Victoza em minha mãe.Todos os dias medimos a glicemia dela com o aparelho porque ela também usa Meritor 4/100 para controlar o diabetes, o que significa que se a glicemia baixar demais teremos que mudar a dose do Meritor, mas tudo isso sob a orientação do endocrinologista. Morro de medo de que esse novo remédio possa causar mais alguma alteração na glandula tireoide da minha mãe, por isso ela faz sempre ultra sonografias periodicamente. Não esperamos e nem queremos que ela fique magrinha com 70 quilos, mas como a diabetes dela (ao que tudo indica) vem da obesidade, pretendemos usar o Victoza até que sua massa fique a um nivel suficientemente bom para que a glicemia seja controlada por com remédio mais “fraquinho” ou quem sabe “MILAGROSAMENTE” nenhum remédio. Deixo aqui o meu histórico, e recomendo a quem não tem diabetes e que não é obeso que não usem esse produto, pois na própria bula diz que ele ainda está em faze de testes


2). Nossa comecei tomar ontem a dose minima que coloca na bula e estou passando muito mau passei o dia e a noite vomitando, nao consigo comer e nem beber agua que vomito,horrivelnao é normal….e nao tenho diabete,estou mesmo é com obsidadenao existe dieta,exercicio que me faça emagrecer…eu conheço muita gente que tomou Victoza e emagreceu e nao teve nenhum efeito colateral, infelizmente eu nao tive esta sorte de momento, quem sabe a partir de amanha eu nao tenho mais vomitos,porque na bula coloca bem claro efeitos adversos…e creio se um medico receita a um paciente ele tem bem claro o que está receitando,e tenho certeza que este remedio vai ser a salvaçao para a obsedade só que nem todos vao suportar os efeitos colaterais….sejem concientes e tomem só com prescriçao medica…beijos a todos

Vale muito apena ler: http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9456 O milagre de inresponsabilidade com victoza !